O que é Design Thinking?
Design Thinking?
Design Thinking significa “pensamento do design” ou “pensar como um designer”.
É uma forma de abordagem originada na área de design e adaptada às empresas e corporações.
Essa abordagem cria as condições necessárias para que o time tenha insights e que consiga colocá-los em prática.
A proposta é que esse processo criativo seja construído de maneira coletiva, com empatia, experimentação e colaboração, reunindo o máximo de ideias, perspectivas e visões diferentes possível.
O termo foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana que presta consultoria em design. O empresário estabeleceu a diferença entre ser um designer e pensar como um. Para ele, todos deveriam pensar e agir como designers, ainda que não sejam da área, para conquistar na vida e nas empresas um entendimento mais profundo e inovações que funcionam de acordo com a real necessidade das pessoas envolvidas.
Ela é cada vez mais utilizada por empresas que desejam aperfeiçoar seus serviços de forma simples, ágil e bem planejada, uma vez que ela aproveita características de um profissional de design — como sua forma de pensamento, potencial criativo e empatia — em todo o negócio, e não apenas na criação de um produto.
O fato é que mesmo os gestores mais brilhantes e bem preparados podem ter dificuldades no momento de buscar soluções criativas para problemas aparentemente simples.
Favorecer o pensamento criativo é chave nesse processo de gerar e organizar ideias e, assim, encontrar soluções para os problemas enfrentados pela empresa.
O Design Thinking é o design para além da estética.