O que são constelações organizacionais

São um recurso para utilização em consultorias com o foco na solução de diversos tipos de problemas e definição de estratégias.

As constelações organizacionais ou estruturais ajudam a trabalhar de maneira mais prática questões pessoais, profissionais e empresariais.

É um atendimento individual ou em pequenos grupos de sócios, por exemplo, que pode ser usada tanto para tratar pessoas como lidar com a cultura e decisões estratégicas de uma empresa.

De maneira dinâmica, ela se adapta e busca tratar a questão. Desenvolve e capacita pessoas, não apenas para um ambiente profissional, mas auxilia na adaptação pessoal. Sua abordagem é muito semelhante à da constelação familiar de Bert Hellinger.

Porém, possui linguagem própria, chamada de transverbal. E essa linguagem é o que torna a abordagem algo mais dinâmico e prático. A linguagem transverbal permite uma maior visibilidade dos fenômenos apontados durante a sessão. Essa linguagem permite traduzir gramaticalmente o que é observado durante o que chamamos de colocação sistêmica.

Apesar de a constelação organizacional ter se originado a partir de outras teorias de constelação familiar, ela possui diferenças.

A constelação estrutural trabalha com um sistema aberto criado a partir de uma imagem interna do problema ou da questão trazida para ser trabalhada na sessão.

É uma metodologia que convida o indivíduo a falar sobre o problema/questão e a criar uma imagem dele e a partir do entendimento sistêmico encontrar a solução e o direcionamento a seguir.

Gostariam de saber mais sobre Constelações Organizacionais?

Entre em contato comigo!