Meu conselho para empreendedores: faça um processo de mentoring e marketing sistêmico.
O poder de uma boa orientação é bem claro: as pessoas com mentores têm melhor desempenho, avançam em suas carreiras e em seus negócios mais rapidamente e até experimentam mais satisfação na vida. Afinal, “é caminhando que se faz o caminho”. Encontre um bom profissional e caminhe junto para melhorar sua performance na vida pessoal e no seu trabalho.
É preciso compreender que todos somos empreendedores. Um profissional empreende sua carreira em empresas, profissionais liberais empreendem sua profissão e empresários empreendem seu negócio. E todas as pessoas empreendem sua vida. A vida é nosso melhor projeto!
Apesar de todos esses benefícios, pesquisas mostram que mesmo 76% dos profissionais que acreditam que um mentor é importante para o crescimento, mais de 54% não têm esse relacionamento.
O problema geralmente é que as pessoas não sabem como encontrar um mentor, ou estabelecer um relacionamento, ou não estão dispostos a pagar por isto.
As oito etapas a seguir podem ajudar.
1. Defina seus objetivos e necessidades específicas.
Pegue uma caneta e um papel e escreva seus objetivos de carreira. Verifique se eles são SMART. Em seguida, liste alguns dos maiores obstáculos para alcançá-los. Associe os obstáculos a características e competências que possam ajudar a resolver. Essa especificidade o ajudará a decidir que tipo de mentor você deve procurar. Talvez você precise desenvolver novas habilidades, expandir sua rede em um setor específico ou criar confiança para ter algumas conversas difíceis. Ao entender primeiro onde você quer estar, além das maiores oportunidades e lacunas para chegar lá, você identificará como um mentor pode realmente ser útil para você.
2. Escreva a “descrição do trabalho” do seu mentor ideal.
Equipado com seus objetivos e com o que você precisa para alcançá-los, pense em como um mentor pode ajudar. Escreva o tipo de mentor que pode ajudá-lo a aproveitar suas maiores oportunidades e / ou enfrentar seus desafios. Seja específico aqui. Talvez você precise de alguém que possa ajudá-lo a definir seus objetivos se isto não estiver claro. Se já sabe, ele pode ajudar a realizar um projeto, fazer apresentações para pessoas em um determinado nível dentro de um setor específico ou orientá-lo em uma negociação difícil, mudar de direção, inovar. Na descrição de seu trabalho, inclua também o “porquê” – assim como as empresas desejam contratações em potencial para entender o objetivo maior de sua empresa, explique por que a orientação você irá explorar algo maior. Lembre-se de incluir essa descrição do trabalho ao procurar mentores em potencial, para que eles saibam por que você está pedindo um mentor e estejam mais dispostos a ajudar.
3. Procure mentores através da sua rede de segundo grau.
Os mentores podem ser de qualquer lugar. Eles podem ser profissionais que oferecem a atividade de mentoring como um serviço, podem ser da sua rede do LinkedIn, conexões profissionais ou pessoas que você conheceu em conferências. É importante definir uma frequência e estabelecer os parâmetros de como fazer uma troca positiva e você não deve ter vergonha de pensar grande e fazer as perguntas, mesmo que ache que não há como a pessoa encontrar tempo para você ou que não vale a pena pagar por este tipo de orientação. Um processo formal vai aumentar o compromisso com resultados efetivos para você.
4. Faça a pergunta (e mantenha-a simples).
Pedir a alguém para ser seu mentor pela primeira vez, pela segunda e até pela terceira vez é um pouco estranho. É provável que você nunca tenha sido solicitado a orientar outra pessoa, nem tenha ensinado como fazer a pergunta por si mesmo. Abrace a sensação desconfortável e seja vulnerável. Não há mal que possa surgir ao perguntar, mas vá devagar. Peça a alguém uma primeira conversa para aprender mais sobre seu trabalho e interesses. Depois de aprender mais um sobre o outro, se houver um alinhamento, faça o maior pedir orientação. Pedir a alguém frio para ser um mentor com um e-mail longo é demais para ser aceito.
5. Faça uma primeira reunião.
Você tem dois objetivos para sua primeira conversa com seu mentor em potencial. Primeiro, você precisa determinar se essa pessoa é realmente o mentor certo para você. Em seguida, alinhar seu objetivo e como vão caminhar juntos nessa jornada. O modo como você aborda a conversa dependerá de você, mas, em geral, convém fazer essas poucas coisas:
– Facilite para a pessoa. Vá para um local conveniente, tome um café (ou chá) esperando, vá preparado e torne a reunião sem pressão e confortável.
– Gaste tempo conhecendo a pessoa além de falar de você.
– Defina a frequência de encontros.
– Alinhe sobre a velocidade que você deseja para alcançar seu objetivos.
– Compartilhe suas expectativas.
– Deixe agendado o próximo encontro.
– Priorize esta agenda porque vão acontecer muitos imprevistos e motivos para se desviar do propósito da mentoria.
6. Comece simplesmente.
Para sua próxima reunião, mantenha-se simples e faça o acompanhamento com base em seu último encontro. Prepare-se com algumas perguntas específicas que acho que você poderia me ajudar a responder. Foco, confiança e diálogo vão ajudar muito no processo.
7. Crie um processo estruturado de prestação de contas com um contrato de orientação.
Depois de ter uma conversa simples ou duas, tente fazer uma pergunta mais formal a você mesmo. Você estaria disposto a sentar-se uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês pelos próximos seis meses até atingir seu objetivo ou resolver seu problema? Nesse caso, considere criar um documento de uma página simples descrevendo o que você realizará nesses seis meses juntos. Embora possa parecer um pouco exagerado, ajudará a adicionar clareza a você e ao seu mentor, ajudando a compartilhar o objetivo do relacionamento. Também o ajudará a definir uma agenda clara para cada reunião. Você pode sugeri-lo dizendo: “Eu realmente quero ter certeza de que estou aproveitando ao máximo.”
8. Continue com o acompanhamento e agradeça a você mesmo pela coragem.
Você definitivamente deve agradecer formalmente a você mesmo após cada reunião. Além disso, quando o seu acordo de orientação terminar, avalie se está pronto para seguir sozinho ou se quer renovar o contrato com um novo objetivo. Não há regra. É possível ser um atendimento pontual apenas. É possível ser por um período determinado e encerrar. Ou pode também ser um processo continuado sem um limite definido e um único objetivo, sendo na verdade um processo de aprimoramento e evolução pessoal e nos negócios. Como a vida deve ser.
Um mentor não é um psicólogo. Ele é um consultor que compartilha suas experiências, conhecimentos e realiza o aconselhamento conduzindo à integração entre o que é conhecido racionalmente e o o que envolve o contexto sistêmico das relações para perceber as dinâmicas ocultas que ao serem reveladas trazem novas perspectivas que poderão conduzir a resultados efetivos na direção dos sucessos almejados.