O digital transforma o marketing?

O marketing sofreu uma verdadeira revolução nos últimos anos. Depois de décadas seguindo a mesma metodologia, investindo nos mesmos meios, o cenário mudou radicalmente. Então, o que é mesmo marketing? Será um conceito tão amplo? Ou será um significado mal compreendido? Falamos de marketing de uma forma generalizada, repetimos o termo para nos referir a diferentes formatos de veiculação, à construção de marcas, gerenciamento da imagem pessoal, ou a diferentes ferramentas de comunicação, entre outras funções. Em vez de estimular seu aperfeiçoamento, como princípio basilar de trabalho e técnica de gestão eficaz, o que se viu foi o seu fracionamento.

Na grande maioria das empresas, o marketing deixou de ser uma disposição consciente e estratégia geral de atuação para limitar-se a um mero departamento ou gerência, sem poder de influir nas atividades subordinadas aos demais departamentos. Autores criam “especialidades” infalíveis que são visões enfeitadas de ações parciais do marketing, nem sempre respaldadas por uma estratégia global de ação da empresa. Pode-se considerar pernicioso os que consideram atividades de marketing, tais quais publicidade, vendas, relações públicas, promoções e outras, como se fossem o próprio marketing, e não apenas ferramentas para a concretização dos objetivos do marketing.

O marketing digital não é mais uma moda, é uma dimensão que amplia e transforma o marketing. Sites, blogs, redes sociais, anúncios, campanhas e tantas outras ferramentas que um dia foram apenas uma pequena parte do ferramentas de uma empresa, hoje em dia são os personagens principais. Depois de décadas convivendo com o modelo tradicional, é importante deixar claro que aquela proposta quase invasiva, já não desperta mais atenção dos consumidores. Hoje em dia, podemos encontrar qualquer resposta, a qualquer hora, nos buscadores online. É ali que as empresas precisam estar, com as respostas na ponta da língua, oferecendo o serviço ideal para os consumidores, que são cada vez mais informados. O chamado marketing tradicional ou outbond marketing deu espaço ao marketing digital ou inbound, que tem se mostrado cada vez mais eficiente na aquisição, relação e interação entre os clientes e as marcas.

O Inbound marketing não significa apenas o futuro do marketing, mas sim o futuro da sobrevivência de qualquer marca que esteja presente no mercado.

Vejamos o exemplo do Itaú que tem feito essa transformação em sua marca e no relacionamento com seus consumidores. A campanha Chá Digitaú, faz parte da promoção do Itaú Digital, e tem por objetivo promover os canais de atendimento digitais do banco amplamente, retratando situações cotidianas nas quais os clientes do Itaú ganham tempo e modernizam seu jeito de viver ao utilizar os aplicativos do banco no celular. A campanha mostrou a transformação das vovós Lilia e Neuza em “vovloggers” com o desafio de organizar o Chá Digitaú.

O Itaú contagiou o público com uma série de vídeos que mostrava essas vovós organizando chás da tarde pelo celular. A campanha, publicada no Youtube, também fez sucesso na TV e ganhou uma continuação transformando as vovós em “vovloggers” com a ajuda de vloggers conhecidos no Youtube.