Mastercard e outras marcas estão criando logotipos de “distanciamento social”

Não são apenas as pessoas que se distanciam socialmente. Marcas também estão fazendo isso. Embora eu defendo que esse nosso momento é de distanciamento físico e espacial com PROXIMIDADE SOCIAL. Veremos como estão sendo às respostas de marketing e branding à crise do Covid-19 por algumas marcas.

Mastercard

A Mastercard adaptou seu slogan mantendo a conexão com sua campanha de maior sucesso: “Comece o que não tem preço” e disse mais “Continuar a seu lado, não tem preço”.

 

 

McDonald’s Brasil

O McDonald’s Brasil separou os arcos dourados.

Mastercard, Santander, McDonald’s, Coca-Cola, Audi e Volkswagen são apenas alguns exemplos de empresas que estão comunicando-se sobre “distanciamento espacial” com redesenhos de seus logotipos e novos slogans e campanhas de “proximidade social”.

Os temas tornaram-se populares recentemente devido à disseminação do novo coronavírus. Na verdade, o termo “distanciamento social”. Distanciar-se social significa ficar a 1,5 metros de distância dos outros, em um esforço para diminuir o risco de contrair a doença.

Embora eu defendo que esse nosso momento é de distanciamento físico e espacial com PROXIMIDADE SOCIAL. É momento de conectar-se uns com os outros e para as empresas, momento de conectar-se com seus clientes e manifestar, como marca, sua presença, solidariedade e ações para lidar com este momento.

As mensagens e logotipos criados para promover o distanciamento social têm prós e contras. Por um lado, as marcas que projetam logotipos sociais de distanciamento têm o potencial de diminuir a gravidade do que estamos passando. Por outro lado, a criatividade, a paixão e o pensamento necessários para ajudar, educar e fazer parte do movimento de distanciamento físico são uma observação digna, se forem baseadas em um propósito real e significativo.

Empresas como a Arezzo distribuiu tênis para médicas, enfermeiras e auxiliar de enfermagem ou a Gap (GPS) que faz máscaras para profissionais de saúde. Estão fazendo algo real. Mas apenas alterar seus logotipos pode parecer algo superficial. Embora demonstre que estão se reconhecendo como parte do processo e estão dialogando com isso. É um primeiro passo.

Coca-Cola

O outdoor da Coca-Cola na Times Square está promovendo o “Distanciamento Social” em meio ao surto de coronavírus.

Atualmente, a Coca-Cola (KO) está exibindo um anúncio na Times Square deserta de Nova York que mostra cada letra de seu logotipo separada com o slogan “Ficar separado é a melhor maneira de se manter conectado”. A marca normalmente celebra união e amor em seus anúncios.

Santander

Painel do Banco Santander em Brasília solicita que as pessoas permaneçam em casa

Audi e Volkswagen

Duas empresas automotivas que compartilham propriedade, Audi e Volkswagen, criaram estratégias para suas contas de mídia social.

A Audi criou um logotipo de distanciamento social para suas contas de mídia social. A Audi separou seus quatro toques em um pequeno vídeo dizendo às pessoas para ficar em casa e manter distância. E depois juntou.

A Volkswagen promoveu um vídeo de distanciamento social com mensagens inspiradoras e separou os V e W.

A Volkswagen separou seus V e W.

Nike

O anúncio da Nike foi publicado em dezenas de contas de mídia social de seus jogadores. A Nike (NKE) não alterou seu logotipo, mas lançou uma grande campanha de mídia social com sua lista global de atletas, incluindo o jogador da NBA LeBron James e o jogador de golfe Tiger Woods. O esporte parou nas últimas semanas por causa das regras de distanciamento social e da proibição de grandes encontros, como nos estádios. A campanha incentiva as pessoas a jogarem por dentro. A Nike teve que fechar várias de suas lojas globais por causa do vírus.