Você sabe a diferença entre SEO, SEM, MOB e SMM?
Muito se tem falando sobre SEO, SEM, MOB e SMM. Você sabe a diferença entre essas siglas?
SEO significa Search Engine Optimization, consiste em aplicar técnicas e padrões nas suas páginas para melhorar o posicionamento nos resultados de buscas. É o que chamamos de busca orgânica.
SEM significa Search Engine Marketing, consiste em pagar para aparecer. É aquele investimento em banners, links patrocinados que obtem destaques, email marketing. É o que chamamos de campanhas.
MOB significa Marketing de Otimização de Busca, é um termo brasileiro para substituir as siglas SEO/SEM. Mas o que eu tenho visto é que a sigla SEO é quem tem dominado o assunto, sendo referência para todas as outras siglas.
SMM significa Social Media Marketing, refere-se às estratégias de marketing utilizando os potenciais das redes sociais.
Neste momento você pode estar pensando, qual o melhor? Em qual devo investir tempo e/ou dinheiro?
É uma decisão gerencial. Pois na verdade você deve investir constantemente em ambos. Porém de forma diferente. Pois SEO requer paciência e um trabalho minucioso, onde você obtem resultados expressivos a médio e longo prazo. Enquanto SEM deve ser rápido, para trazer resultados imediatos, com constante acompanhamento de profissionais para verificar o ROI da campanha (Retorno de Investimento). Para que possam em tempo hábil alterar a campanha, otimizando-a.
Vamos ver uma pequena tabela para separar as diferenças entre SEO e SEM.
SEO – Otimização Orgânica | SEM – Links Patrocinados |
Posição do site controlada pelo buscador | Posição do site controlada pelo administrador da campanha |
Apresentação do site na área de resultados orgânicos dos buscadores | Apresentação do site na área de links patrocinados dos buscadores, sites parceiros e afiliados |
Não existe custo por clique no link para seu site | Existe o custo por clique (CPC) no link para seu site |
Recebe em média de 60% a 70% dos cliques | Recebe em média de 30% a 40% dos cliques |
A comunicação apresentada nos resultados depende do conteúdo do site/página | Pode se criar o conteúdo de comunicação, independente do conteúdo da página |
Produz resultados em médio e longo prazo | Produz resultados imediatos |
Os resultados dependem do conteúdo do seu site e das regras dos buscadores | Os resultados são proporcionais ao investimento feito na compra das palavras chaves e sua comunicação nos textos dos links |
Liana,
Muito bacana essas definições, abraços e sucesso.
Maikon