Você sabe a diferença entre SEO, SEM, MOB e SMM?

Muito se tem falando sobre SEO, SEM, MOB e SMM. Você sabe a diferença entre essas siglas?

SEO significa Search Engine Optimization, consiste em aplicar técnicas e padrões nas suas páginas para melhorar o posicionamento nos resultados de buscas. É o que chamamos de busca orgânica.

SEM significa Search Engine Marketing, consiste em pagar para aparecer. É aquele investimento em banners, links patrocinados que obtem destaques, email marketing. É o que chamamos de campanhas.

MOB significa Marketing de Otimização de Busca, é um termo brasileiro para substituir as siglas SEO/SEM. Mas o que eu tenho visto é que a sigla SEO é quem tem dominado o assunto, sendo referência para todas as outras siglas.

SMM significa Social Media Marketing, refere-se às estratégias de marketing utilizando os potenciais das redes sociais.

Neste momento você pode estar pensando, qual o melhor? Em qual devo investir tempo e/ou dinheiro?

É uma decisão gerencial. Pois na verdade você deve investir constantemente em ambos. Porém de forma diferente. Pois SEO requer paciência e um trabalho minucioso, onde você obtem resultados expressivos a médio e longo prazo. Enquanto SEM deve ser rápido, para trazer resultados imediatos, com constante acompanhamento de profissionais para verificar o ROI da campanha (Retorno de Investimento). Para que possam em tempo hábil alterar a campanha, otimizando-a.

Vamos ver uma pequena tabela para separar as diferenças entre SEO e SEM.

SEO – Otimização Orgânica SEM – Links Patrocinados
Posição do site controlada pelo buscador Posição do site controlada pelo administrador da campanha
Apresentação do site na área de resultados orgânicos dos buscadores Apresentação do site na área de links patrocinados dos buscadores, sites parceiros e afiliados
Não existe custo por clique no link para seu site Existe o custo por clique (CPC) no link para seu site
Recebe em média de 60% a 70% dos cliques Recebe em média de 30% a 40% dos cliques
A comunicação apresentada nos resultados depende do conteúdo do site/página Pode se criar o conteúdo de comunicação, independente do conteúdo da página
Produz resultados em médio e longo prazo Produz resultados imediatos
Os resultados dependem do conteúdo do seu site e das regras dos buscadores Os resultados são proporcionais ao investimento feito na compra das palavras chaves e sua comunicação nos textos dos links

Comments

  1. Liana,

    Muito bacana essas definições, abraços e sucesso.

    Maikon

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