Ser estratégico e utilizar a capacidade de esforço coordenado
Num mundo em constantes mudanças e com tantas opções temos que ser cada vez mais estratégicos e utilizar a capacidade do esforço coordenado entre as pessoas que estão à nossa volta.
O que isto significa?
De forma bem prática precisamos imaginar o quanto somos bombardeados a todo instante com informações e situações que nos exigem posicionamento e tomada de decisão. Precisamos ter um eixo central que nos estabilize, e, quando estamos tratando de marketing, este eixo é a estratégia. A estratégia é o como decidimos seguir determinado caminho para atingi uma meta estabelecida.
Um negócio em dificuldades financeiras, entre a decisão de desisti e encerrar e fazer um diagnóstico para fazer os ajustes necessários, está a sua estratégia de vida que define qual o sentido desse trabalho para você. É uma atividade que preenche a sua vida ou apenas um negócio que lhe interessa pelo quanto lhe remunera. Sendo uma atividade que dá sentido a sua vida, vale o esforço de corrigir o que for preciso. Se o objetivo é apenas financeiro e é uma atividade cujo retorno é prejuízo, é preciso avaliar como encerrar ou vender por exemplo.
Estratégia é algo profundo e estável que perpassa toda a organização. É o eixo principal. É o elo que agrega as pessoas em torno da atividade desenvolvida pelo negócio. Cada pessoa desempenhando seu papel, sua função, seu esforço individual de forma coordenada com o grupo de trabalho a qual pertença.