Publicar um site, fazer campanhas de e-mails marketing e participar de redes sociais funciona?
Toda ferramenta de divulgação funciona desde que haja pertinência e que seja utilizada estrategicamente. Tanto o website, como e-mail marketing e as redes sociais são ferramentas de divulgação e, principalmente, de interação com seus consumidores.
No caso do website, você pode desenvolver e publicar, mas se parar por aí não adianta. A falta de divulgação de websites é bem comum de acontecer. Costumo dizer que se você quer se esconder, publique uma página na Internet, ninguém vai lhe encontrar! Para tornar o site conhecido e visitado na Internet é preciso ter uma boa estratégia e investir na divulgação. Também é importante monitorar os acessos. O contador de visitas na página não se utiliza mais. O servidor que hospeda o seu site deve oferecer numa área restrita ao administrador que disponibiliza as estatísticas do acesso ou você pode utilizar um programa específico para isto como o Google Analytics.
Enviar a mala direta por e-mail é uma ação chamada de e-mail marketing. Ou você envia por seu programa de e-mail de grupos em grupos de destinatários, ficando sem controle do resultado, ou contrata uma solução de e-mail marketing. Tem um custo inicial de consultoria e implantação, depois custo mensal de manutenção e investimento em cada nova campanha. Tem programas próprios para isto. Mas é uma ferramenta complexa e séria. Só deve iniciar se for se dedicar e investir nisso.
As novas redes sociais também podem ajudar na estratégia de comunicação das empresas. Redes sociais tipo Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, entre outras, permitem que as empresas tenham uma comunicação mais transparente, desde que estejam dispostas a ter este tipo de fluxo de informação. Com as redes sociais, passa a existir a possibilidade de uma comunicação ativa e reativa por parte do público independente do que a empresa diz sobre ela mesma ou seus produtos/serviços.
Em relação a custo x benefício do investimento na divulgação através dessas redes em comparação com as redes tradicionais (site, mailings, TV, rádio, jornal impresso) acredito que tudo seja relativo, depende do contexto, do objetivo a ser atingido, da pertinência do conteúdo e da relação. Não há uma resposta padrão. Quanto à visibilidade trazida por essas redes, se bem administradas, acredito que permitam que façamos uma “segmentação da segmentação”, entre outros recursos, mas cabe à nós profissionais saber como aproveitá-los.
Fazer campanhas de comunicação bem administradas e direcionadas não depende das ferramentas utilizadas, mas está extremamente atrelado a uma visão estratégica bem focada do que e como é preciso comunicar.
Tratando-se de Internet, cuidados com segurança são fundamentais. Segue algumas recomendações de segurança aos usuários de redes sociais. As principais recomendações e que valem para qualquer site de relacionamento, incluem:
– Crie senhas com pelo menos oito caracteres, misturando letras, números e sinais. E troque-as com frequência;
– Muita atenção na hora de aceitar amigos. Tente reconhecer a pessoa pela foto e informações apresentadas. Amigos demais podem indicar um perfil fraudulento;
– Cuidado com os encurtadores de URL. Você pode, sem saber, ser direcionado para sites maliciosos;
– E, sobretudo, não divulgue informações pessoais, como endereço, telefones, e-mail e dados bancários.
As redes sociais são ótimas ferramentas para manter contato com seus amigos, se informar e se divertir. Basta saber usá-las com responsabilidade tanto de forma pessoal, como para divulgação empresarial.
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O marketing em redes sociais já é fato, e o que é necessário agora é checar quais são as melhores práticas, métodos e processos para potencializar este poder. A questão é que mensurar este tipo de interação é algo bastante complexo, já que as dinâmicas das redes sociais são diversas e nem sempre totalmente visíveis sob a fria ótica dos números.