Marketing de experiência é mais um tipo de marketing?

Marketing de experiência é mais um tipo de marketing? Poderia até ser, mas não é. Marketing de experiência trata de você ter como eixo central das suas estratégias de marketing a experiência que o seu cliente tem no ato do consumo ao invés de focar a sua estratégia apenas no desenvolvimento e comercialização do seu produto.

Então o que vem a ser definir o foco central na experiência?

Dizem que o que nós, seres humanos, procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos. Trazendo este conceito para o marketing, focar na experiência é criar situações e contexto para o ato do consumo do seu produto ou serviço. É expandir a percepção das características do produto para as ações que envolvem a sua utilização por parte dos clientes. Assim os clientes vão, através da experiência de consumo proporcionada pelo seu produto, moldando o sentido que dão à sua própria vida.

Um bom exemplo é a Loja  Abercrombie que traz para o ambiente das lojas a irreverência da juventude, o som que eles curtem e traz jovens com abdômens fenomenais para desfilar na frente das lojas e nas estampas das sacolas. Vejam foto abaixo e saibam um pouco mais sobre a trajetória da marca.

A Abercrombie começou como uma pequena loja e fábrica no dia 4 de junho de 1892 na baixa Manhattan da cidade de Nova Iorque, fundada por David Abercrombie. Sua paixão por esportes ao ar livre inspirou o surgimento da marca. Sua clientela inicial era composta por caçadores e exploradores. Em 1900, Erza Fitch, um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar Abercrombie & Fitch, no ano de 1904. O famoso catálogo da marca surgiu em 1909, quando 50 mil cópias com 456 páginas, incluindo roupas e acessórios para acampamento, entre outros, foi impresso e distribuído, quase levando a empresa à falência. Mas provou ser um grande instrumento de marketing nos anos seguintes. Durante o começo do século XX, a rede de lojas se tornou extremamente popular vendendo produtos esportivos para a elite americana. Entre os fãs da marca estavam os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além de Charles Lindbergh e Amelia Earhart, os atores Greta Garbo, Katharine Hepburn e Clark Gable, e os escritores John Steinbeck e Ernest Hemingway, dentre muitíssimos outros.

A marca no mundo

A A&F hoje opera 1.096 lojas em 49 estados americanos, Canadá (3 lojas), Inglaterra (1 loja, em Londres), Japão (1 loja, em Tóquio) e Itália (1 loja em Milão), sob as marcas Abercrombie & Fitch (que possui mais de 357 lojas), Abercrombie Kids (com roupas feitas especialmente para crianças) e Hollister Co. (marca de moda juvenil/surf). Seus produtos são vendidos atualmente através da sua rede de lojas, por catálogo, por lojas multimarcas (aqui no Brasil, pela Mandi&Co, por exemplo) e pela Internet.

Para conferir todo este sucesso em Janeiro de 2010 Felipe Silva  Lopes, meu filho que acaba de completar 18 anos, visitou a loja de Londres e em  Outubro de 2010 Edmilson e Moema, meus pais, visitaram as lojas da 5ª Avenida e do  Pier 17 em  Manhattan, cidade de Nova Iorque. Vale conferir!

Sacola Abercrombie
Sacola Abercrombie

 

Loja Abercrombie
Loja Abercrombie

 

Comments

  1. Avatar for Liana Almeida Edmilson Silva : 26/01/2011 at 10:14 pm

    Uma simples forma de perceber as experiências,é considerar a funcionalidade a qual circunda o motivo do desenvolvimento de cada produto e, então, considerar qual seria a experiência vivida pelo consumidor ao utilizar o produto adicionando uma palavra no infinitivo a essa função. Por exemplo, a Honda vende carros, mas seus clientes compram a experiência de dirigir. Da mesma forma, os livros se tornam uma experiência de ler, assim como comprar panelas se torna uma experiência de cozinhar.

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