Em momentos de crise precisamos focar em formar cidadãos inteligentes e cidades fortes.

Todo empresário de fato espera que seu negócio cresça de forma sustentável e lucrativa. Em tempos de crise, esse desejo torna-se muitas vezes uma insegurança em relação ao futuro.

O importante é compreender a seguinte equação TEMPOS DE CRISE = UM CAMINHO DE VOLTA AS ESTRATÉGIAS DOS NOVOS TEMPOS.

Inicie defendendo seu negócio e foque em fazê-lo crescer lucrativamente. Posso indicar três formas: pode crescer por poder, pela compra de outras empresas pra sua ficar maior ou inovando em seu modelo de negócio para agregar valor à sua oferta em equilíbrio às demandas dos novos tempos.

Para crescer dependemos:

1- Do contexto econômico onde algumas empresas conseguem aproveitar o contexto onde o estado da economia dá suporte para seu crescimento.

2- De nossas estratégias. Nesse caso, para crescer:

– Aumente market share.

– Aumente lealdade através da co-criação de estratégias, traga seus consumidores mais perto e dialogando com seu negócio.

– Seja internacional.

– Construa sua marca, construa uma plataforma, seja o centro de outras atividades como Apple fez com a criação do iTunes.

– Inove construindo novos modelos para seu negócio.

– Trabalhe mais com o governo, as universidades e centros de pesquisa.

– Fomente a criação de PPP (Parcerias Público Privado).

– Cultive mais valores de solidariedade cidadã em sua empresa e seja exemplo para as pessoas que trabalham em seu negócio.

– Maximize seus stakeholders.

– Crie grupos de pensamento e diálogo com seus sócios e gestores sobre cada tema desses.

O Brasil tem potencial de crescimento, mas teremos esse potencial restringido nos próximos anos. Precisamos fortalecer as cidades. Cidades são mais importantes que nações. Cidades são onde vivemos e onde nossos negócios operam.

Empresas tem missão, visão, valores, cultura. Mas reflita, nossas empresas apenas criam valores, quem tem valores são as pessoas. Nas empresas, de fato a cultura que criamos na forma de trabalhar e nos relacionar no tipo de relação de consumo que geramos é o mais importante. É o mais significativo para impactar na vida que levamos e nos tornarmos um cidadão mais inteligente influenciando os que estão à nossa volta.

Para finalizar, sugiro observar países com grande crescimento como China, Indonésia, Turquia. São uma cultura diferente e onde temos muito a aprender. Eles estão impactando o mundo de tal forma que estão mudando o eixo de relevância econômica do Leste para Oeste, para a Ásia. Vamos observar para aprender ; )