A razão de existir do marketing
Já pensaram no que impulsiona o sucesso das empresas? Há esta frase em marketing que pode ser questionada, mas que carrega consigo muita verdade e reponde essa pergunta: “O que impulsiona o sucesso não são fábricas, instalações, produtos e pessoas, o que impulsiona o sucesso é ocupar um lugar na mente do prospect ”.
Complementaria afirmando apenas que ela não deve ser questionada, ela deve ser uma verdade única. Isto porque a única razão de uma empresa existir é o seu cliente, é solucionar um problema ou atender uma determinada necessidade que determinado grupo de pessoas ou organizações tenha. Como diz o guru Peter Drucker “Só existe uma definição válida para a finalidade de um negócio: criar um cliente… Assim, qualquer empresa tem só duas, e só duas, funções básicas: Marketing e Inovação”.
É com este desafio que criamos negócios. Embora possa parecer simples e lógico, não é o que tenho visto no dia a dia como publicitária e consultora de marketing no mercado. Na maioria das vezes, pelo que tenho percebido trabalhando com empresas, a maioria das pessoas, que decidem empreender, cria um negócio porque precisa ganhar dinheiro ou porque já ganhou algum dinheiro (com uma rescisão ao sair de um emprego, por exemplo) e quer aplicar esta quantia em algo que lhe dê um bom retorno financeiro. O ponto de atração inicial está errado. E fatalmente essas experiências darão errado; muitas vezes custando caro.
Um negócio não deve ser criado para atender uma necessidade financeira ou de qualquer outra ordem daquele que o criou, mas deve ser orientado a atender e gerar soluções para um mercado, que esteja disposto a pagar pelo que for ser oferecido. E, ao cumprir a sua missão, só então, este negócio deve remunerar aquele(s) que investem na sua existência.
O marketing existe para nos guiar nesta trajetória. Uma trajetória complexa e instigante.
Consciente do aumento da concorrência, as empresas vêm valendo-se de técnicas de Marketing cada vez mais modernas para atrair o consumidor final. O marketing está em todas as áreas. Não é à toa que, ao caminharmos pelas ruas vemos tantos cartazes, folhetos, outdoors. Nas televisões, assistimos a comerciais cada dia mais sofisticados, criativos, apelativos. Lojas, revistas e jornais promovem cada vez mais sorteios, descontos, oferecem brindes. Contratos milionários são fechados entre empresas e personalidades do esporte, das artes. Até políticos preocupam-se em cuidar da sua imagem com a ajuda de especialistas em Marketing Político. Sem esquecer do Marketing Pessoal, presente no dia-a-dia de todos nós, quando vamos fazer uma entrevista de emprego ou expor um trabalho, por exemplo.
Complementando ……. deixa eu falar um pouco mais sobre o meu veiculo, Surgio com a nescessidade de divulgação do samba dos grupos aqui de salvador, hoje temos a marca de 23 paisses e 70 cidades, gerando nesse 1 ano de existencia 10.931 visitas, nosso publico alvo e o povo consumidor de samba que entra no site para se informar onde curtir um bom samba, o nosso serviço eh so divulgação que seria cobrado dos grupos e patrocinadores de samba da capital.
Thank you! I would now go on this blog every day!
Dolly
Thanks for making such a valuable blog, sincerely Kobos Mathers.
Gucci Shoes
Thanks for posting this it was useful for a paper I am right now writing for my thesis. Thanks
Gucci Sneakers
I agree with the post above and I will grab more information from google google