Qual a diferença entre comunicação organizacional e marketing?
Em sua essência, como diz Kotler (1991, p.02), “o marketing significa a execução das atividades de negócio que gerenciam a circulação das mercadorias ou serviços do fabricante aos consumidores, enquanto a publicidade é uma ferramenta que utiliza os meios de comunicação para tornar conhecido, aos compradores, certo produto ou serviço com fins comerciais”.
Marketing difere também do processo de vendas já que “a venda está preocupada na necessidade do vendedor de converter o produto em dinheiro, o marketing com a idéia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e de todo um conjunto de coisas associadas à sua criação, entrega e consumo final” (LEVITT, 1960, p.8).
Para abordarmos o tema Comunicação Organizacional e diferenciá-lo do Marketing, vamos utilizar o conceito de Margarida Kunsch. Margarida M. Krohlng Kunsch, Relações Públicas, Mestre, Doutora em Ciências da Comunicação e Livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Referência obrigatória em assuntos de Relações Públicas e pioneira nos estudos de Comunicação Organizacional no Brasil, Margarida Kunsch publicou três livros, dezesseis coletâneas e inúmeros artigos científicos.
Do espectro da comunicação integrada que Margarida Kunsch tem defendido, a comunicação organizacional compreende o conjunto das modalidades praticadas dentro das organizações – a comunicação institucional, a comunicação mercadológica ou de marketing, a comunicação interna e a comunicação administrativa. Assim a entende no sentido amplo e abrangente, conforme conceitos e práticas que, aos poucos, vêm sendo assimilados no contexto da realidade brasileira. Trata-se, na verdade, segundo ela, da comunicação corporativa, que no Brasil em grande parte ainda se chama de comunicação empresarial. Quanto a essa questão, a preferência de Margarida recai sobre o termo comunicação organizacional, que abrange todas as atividades comunicacionais, de maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de organização pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações etc. não se restringindo ao âmbito do que se denomina empresa. Já as relações públicas, a seu ver, têm como função essencial administrar e gerenciar, nas organizações, a comunicação com os diferentes públicos, com vistas à construção de uma identidade corporativa e de um conceito institucional positivo junto á opinião pública e á sociedade em geral. As relações públicas lidam com comportamentos, atitudes, conflitos e com a escolha de técnicas e instrumentos adequados de comunicação para encontrar saídas estratégicas institucionalmente positivas. Ou seja, trabalham com questões que dizem respeito á visibilidade interna e externa, bem como à construção da identidade corporativa das organizações (KUNSCH, p. 7).
Toda a comunicação gerada numa organização deve ser entendida com uma filosofia de uma comunicação integrada e, esta filosofia, é parte integrante do composto de marketing de uma organização. O marketing trata da execução de atividades de negócio e para isto engloba desde o entendimento do consumidor, o produto num sentido amplo de solução (material ou imaterial), o preço ou medida de troca, a logística de circulação/entrega e a comunicação dessa organização como um todo.
Referências
KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 5.ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1991.
KUNSCH, Margarida. Margarida Kunsh: novos paradigmas para a comunicação organizacional.
LEVITT, Theodore. Marketing Myopia. Harvard Business Review, 38, 4: 45-56. 1960.
Comments
Comments are closed.
A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as formas múltiplas de relacionamento com os públicos (SAC, Marketing de Relacionamento, CRM, Webmarketing etc ) devem integrar este composto maior de Comunicação, porque a experiência revela que, quando todos gritam juntos, o som fica mais forte e, sobretudo, que, quando todos combinam e ensaiam o grito, ninguém desafina.
My cousin recommended this blog and she was totally right keep up the fantastic work!
Can I simply say what a relief to find someone who really is aware of what theyre talking about on the internet. You undoubtedly know the right way to deliver a difficulty to gentle and make it important. More folks must learn this and perceive this aspect of the story. I cant imagine youre no more common because you definitely have the gift.
Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So nice to seek out anyone with some authentic thoughts on this subject. realy thank you for beginning this up. this web site is something that’s needed on the internet, someone with a bit originality. helpful job for bringing one thing new to the internet!
My brother recommended I may like this blog. He was once totally right.
This publish truly made my day. You can not consider just how
so much time I had spent for this info! Thank you!
breast actives…
Seriously worthwhile write-up. Spend consideration…
…Additional Information ca be found here…
[…]Excellent blog here! Also your site so much up fast![…]…
celine luggage nano…
You are my aspiration , I have few blogs and infrequently run out from to brand….
…Click here for or more Information…
[…]The entire glance of your site is wonderful, let smartly as the content![…]…
Amazing issues here. I am very glad to peer your post.
Thanks a lot and I’m looking ahead to contact you. Will you please drop me a
e-mail?
[email protected]