Dicas para ter na equipe um diferencial
É de fundamental importância formar uma equipe que reflita o posicionamento adotado para o negócio e que contribua para gerar a experiência de consumo a que a estratégia adotada se propõe.
A gestão de pessoas compreende: a descrição do cargo e a especificação do trabalho; recrutamento; seleção; treinamento; supervisão e controle; avaliação; e remuneração.
Um treinamento eficaz compreende os seguintes princípios:
• As pessoas podem apreender quando ensinadas adequadamente.
• As pessoas aprendem melhor e mais rápido quando motivadas.
• O ensino precisa ser orientado por metas.
• O ensino é mais eficaz quando a participação do treinando for ativa.
• O professor deve orientar o treinando.
• O aprendizado deve ser construído “degrau a degrau” em vez de “tudo de uma vez”.
• O aprendizado é mais eficaz quando se estende no tempo em vez de compactado em um curto período.
• O treinando deve ser estimulado, motivado e cobrado a realizar leituras, trabalhos, exercícios e pesquisas fora dos períodos de aulas.
• Métodos diferentes de ensino devem ser utilizados conforme o tema e assunto a ser abordado e conforme o público a ser treinado.
• A forma de avaliação deve ser antecipadamente estabelecida e conhecida pelos que estão sendo avaliados.
• Os que estiverem em treinamento devem ter o sentimento de que estão adquirindo conhecimentos.
• Os professores devem se adaptar ao perfil dos que estão em treinamento e à situação de treinamento.
• Formas de medição do tipo antes e depois devem ser estabelecidas para que possa ser efetivamente avaliada a eficiência do treinamento realizado.
• Formas de medição devem ser estabelecidas após o retorno (ou início) do treinando no cargo para medir a eficácia do treinamento realizado.
Realize com frequência pesquisa de clima de satisfação interno para monitorar o ISE – Índice de Satisfação do Empregado para avaliar:
A música também pode contribuir para elevar a produtividade dos funcionários. Ou seja, rock, MPB, jazz ou apenas instrumental, o importante é o som agradar aos ouvidos de quem circula no local do negócio, incluindo quem trabalha nela além dos clientes e fornecedores.
O grande desafio de um empreendedor é se tornar competitivo frente à concorrência. Uma equipe bem treinada vai garantir um atendimento cuidadoso, que por sua vez é capaz de fidelizar os clientes e garantir melhores vendas.