A loja do futuro: tendências de transformação do varejo

Recentemente a CB Insights fez um levantamento sobre como startups estavam impactando o varejo físico. A reflexão que devemos fazer é como podem nos ser úteis em nosso negócios, quando terão aderência nos mercados que atuamos e como se adaptarão ao Brasil. Eu já estou fazendo meu dever de casa, e você? Vamos lá!

A loja do futuro: 72 Startups Transformando o Varejo Físico em um Infográfico

As empresas estão usando tecnologias como wearables (tecnologias para vestir ou computação vestível como preferir), realidade aumentada, e beacon (tecnologia que localiza o cliente e promove interação) para preencher a lacuna entre compras digitais e físicas.

Transformar lojas de tijolo e argamassa é um empreendimento de alto risco para os varejistas considerando que dados americanos indicam que ainda mais de 90% das compras são em lojas físicas. Na verdade, uma das mais recentes tendências no varejo é o lançamento de lojas físicas por empresas de e-commerce on-line, incluindo Amazon, Warby Parker e Birchbox.

Dezenas de startups assumiram o desafio de ajudar os varejistas a preencher a lacuna entre o comércio digital e físico através de recursos que variam de robôs organizadores de estoque, displays para realidade aumentada, base Wi-Fi para beacons que coletam dados sobre o comportamento cliente.

Usando dados da CB Insights, foram identificados startups que promovem experiências na loja com ferramentas digitais. As startups dessa lista têm acumulado parcerias com muitas marcas de grande nome – incluindo Maybelline, Lancome, Kiehl, Cabela’s, Foot Locker, Home Depot, Express – e lojas de departamento, de Lord & Taylor a Target.

Veja abaixo o infográfico e leia mais sobre as categorias que foram identificadas.Categorias de classificação das empresas identificadas (foram mantidos os termos em inglês das categorias para identificação no infográfico):

  • Ferramentas Associadas (Associate Tools) – Ferramentas móveis que melhoram o fluxo de trabalho associado a loja. Theatro produz wearables baseados em Wi-Fi para o pessoal de chão de lojas como Cabela’s, enquanto Tulip Retail oferece sistemas baseados em tablets e QLess faz software de notificação de pagamento para eliminar linhas.
  • Cupons e Recompensas (Coupons & Rewards ) – As ferramentas digitais para gerenciar cupons e programas de recompensas. Por exemplo, marcas como a Victoria Secret usam Koupon mídia para enviar cupons móveis para telefones dos compradores, enquanto eles estão na loja. Ibotta oferece dinheiro digital de volta com marcas como Target, Walmart, Aeropostale, Express e JCPenney.
  • Display Tech – Digital, sistemas de visualização de produtos interativos. Celect’s softwar usa máquina de aprendizagem para otimizar a disposição dos produtos, enquanto PERCH produz displays digitais interativos utilizados por marcas como a Kiehl’s e Cole Haan.  Blippar projeta display que exibem em realidade aumentada para marcas como Maybelline, Pantene, Porsche e SpyderLynk – cujos clientes incluem EA, Lancome, e Kiehl’s – usa códigos de barras móveis para trazer campanhas publicitárias digitais para o mundo físico. Aila administra tablets interativos em corredores para lojas como a Foot Locker, e diz que trabalha com quatro dos 20 melhores varejistas dos EUA.
  • Ferramentas de Desconto (Discounting Tools ) – Empresas que ajudam varejistas descarregar o excesso de estoque a preços promocionais, incluindo Inturn.
  • Gerenciamento de Inventário (Inventory Management) – ferramentas digitais para controlar o inventário e gerenciar estoques. Fetch Robotics e Simbe Robotics oferecem robôs que carregam produtos, e startups como SkuIQ e Orchestro ofertam de software para análise de inventário em tempo real.
  • Fidelidade – Estas empresas conduzem programas de fidelização para lojas. Por exemplo, Belly fortalece programas de fidelidade digital para marcas como 7-11 e Buffalo Wild Wings.
  • Engajamento Omnichannel (Omnichannel Engagement) –  Integrar o interior da loja e análise de e-commerce para uma experiência de compras mais transparente. Por exemplo OneView Comércio integra a loja e e-commerce de dados para as lojas, enquanto  Wyzerr ajuda as empresas a capturar o feedback digital e pessoalmente.
  • Pagamentos/POS (Payments/POS ) – Software para gerenciar sistemas de ponto-de-venda e/ou aceitar pagamentos; algumas permitem que lojas aceitem pagamentos a partir de telefones (como Cardfree ), ou bitcoin (como POSaBIT ).
  • Financiamento POS (POS Financing ) – Ajudam varejistas a oferecer financiamento de ponto-de-venda aos clientes nas lojas, como Blispay e Vyze , cuja lista de clientes incluem Home Depot e colchão Warehouse
  • Sensores e Beacons (Sensors & Beacons ) – Usam sensores na loja para controlar o tráfego de pedestres e comportamento do cliente. Startups como Nomi e Footmarks  produzem sensores que monitoram o tráfego de pé para os associados poderem reagir aos clientes em tempo real. Swirl trabalha com marcas como a Urban Outfitters, Lord & Taylor e Timberland para monitorar o comportamento de compras com beacons. No topo das tendências está essa tecnologia chamada de beacon, que são dispositivos minúsculos usando bluetooth sem necessidade de pareamento por parte do usuário para localizar smartphones com precisão inferior a um metro e cuja capacidade de envio de mensagens individualizadas abre um leque enorme de possibilidades de interação. Point Inside fornece beacons para o público alvo definido. Startups como Estimote , Shelfbucks e Bfonics usam beacons para ações de marketing de proximidade nas lojas, tais como o envio de notificações móveis para os compradores sobre os produtos que estão navegando no momento.
  • Vestiários Inteligentes (Smart Dressing Rooms) – Oak Labs, sediada em Nova York, criou um provador que permite aos compradores navegar por produtos de forma interativa, digital e com espelhos touchscreen. Alguns varejistas têm desenvolvido tecnologias comparáveis ​​em casa ou através de parcerias tecnologia, como Rebecca Minkoff com o eBay.

Lista das Empresas

Empresa Categoria
Theatro Associate Tools
Tulip Retail Associate Tools
QLess Associate Tools
AppCard Coupons & Rewards
Buzzmedo Coupons & Rewards
FiveStars Coupons & Rewards
iBotta Coupons & Rewards
Intelligent Clearing Network Coupons & Rewards
Koupon Media Coupons & Rewards
Aila Technologies Display Tech
Blippar Display Tech
Celect Display Tech
EyeQ Display Tech
FindMine Display Tech
Perch Interactive Display Tech
Spyder Lynk Display Tech
WithMe Display Tech
Blubirch Discounting Tools
Inturn Discounting Tools
Restocks Discounting Tools
SheerID Discounting Tools
Viperks Discounting Tools
Fetch Robotics Inventory Management
Orchestro Inventory Management
RICS Software Inventory Management
Shopventory Inventory Management
Simbe Robotics Inventory Management
SKU IQ Inventory Management
Stitch Labs Inventory Management
Belly Loyalty
Dealyze Loyalty
Perkville Loyalty
Euclid Analytics Omnichannel Engagement
ID.me Omnichannel Engagement
OneView Commerce Omnichannel Engagement
ShoppinPal Omnichannel Engagement
Wyzerr Omnichannel Engagement
Avalon Solutions Group Payments/POS
Bindo Labs Payments/POS
CardFlight Payments/POS
CardFree Payments/POS
CloudWalk Payments/POS
Fattmerchant Payments/POS
Freedompay Payments/POS
LevelUp Payments/POS
Lightspeed Payments/POS
Mobeam Payments/POS
POSaBIT Payments/POS
Poynt Corporation Payments/POS
Revel Systems Payments/POS
ShopKeep POS Payments/POS
Vend Payments/POS
Blispay POS Financing
Credda Capital POS Financing
LendPro POS Financing
LoanHero POS Financing
Vyze POS Financing
Bfonics Sensors & Beacons
Deja View Concepts Sensors & Beacons
Estimote Sensors & Beacons
Footmarks Sensors & Beacons
Kontakt.io Sensors & Beacons
Measurence Sensors & Beacons
NOMi Sensors & Beacons
Point Inside Sensors & Beacons
RetailNext Sensors & Beacons
Sensorberg Sensors & Beacons
Shelfbucks Sensors & Beacons
Swirl Networks Sensors & Beacons
Oak Labs Smart Dressing Rooms

Indicação do Camilo Telles.