O início…

Resolvi inciar o meu blog oficialmente hoje, 04/01/2010, aniversário de casamento de meus pais, e primeiro dia útil do novo ano de 2010.

A proposta será escrever sobre o dia a dia da gestão de negócios; atividade que todo líder executa de forma solitária. Criemos então um espaço para trocarmos idéias, compartilharmos dúvidas ou simplesmente vermos que existem pessoas cuja experiência de vida profissional passa por questões semelhantes as nossas.

E por que negócios? Porque nunca tive um emprego. Comecei a trabalhar aos 16 anos, quando já era mãe, e aos 20 comprei participação na minha primeira empresa. Há 5 anos comecei a ensinar numa universidade e só então me dei conta de minha carteira de trabalho nunca havia sido assinada,  apenas existia registro de estágio. De uma forma geral, e pela falta dos empregos tradicionais, esta tem sido uma escolha cada vez mais frequente entre jovens empreendedores.

O processo de mercantilização das pessoas e organizações pode ser compreendido como descaracterizador dos laços sociais e comunitários, assim como, pode também ser percebido na sua dimensão de instrumento viabilizador do desenvolvimento sustentável de símbolos nacionais e competências individuais que representam as sociedades. O que seria do homem sem a sua dimensão econômica? Não existiria. Pela sua própria natureza, como ser humano, é o único dos animais que realizam trocas e faz negociações. Dessa forma, tem perpetuado a sua espécie e tem evoluído prosperando no sistema capitalista pautado na democracia.

A lógica mercantil, tendo sua dimensão política bem articulada, define regras e acordos que proporcionam um equilíbrio na atuação empresarial ou no modelo empresarial que determinadas instituições têm passado a adotar. Uma organização sustentada em valores e tradições pode ter uma atuação baseada em critérios de eficiência, rentabilidade, competitividade, individualismo, racionalização, dentre outros. Uma dimensão não precisa necessariamente eliminar a outra, elas podem coexistir. É assim que a sociedade moderna tem evoluído e tornando a empresa, pautada nos pressupostos de eficiência, qualidade, resultados e perpetuação, o principal modelo das atividades humanas; denominado na teoria de Solé (2004) de o processo de empresarização do mundo.

Tratar jogadores como um produto e torcedores como clientes é apenas uma nomenclatura advinda dos modelos de mercado adotados inerentes aos pressupostos empresariais dos processos de administração (gestão) dessa organização de futebol. É uma transformação nos modelos mentais e, como tal sofre resistências. Um torcedor apaixonado, consome no exercício de sua paixão o seu time de futebol, tanto quanto aquele que escolhe investir no futebol como forma de entretenimento.

Estratégia é uma escolha inteligente de um caminho a seguir ou forma de como executar um projeto. Jamais uma “arte manha”. Inerente ao processo de escolha, enquanto seres humanos, existem valores éticos envolvidos, independente da lógica mercantilista e contemplados na dimensão política que acompanha o sistema capitalista e sua empresas.

Hoje, estou certa da minha escolha de ser dona do meu “próprio nariz”, ser autônoma, empresária, gestora do meu próprio negócio, senhora do meu destino e da minha liberdade. Acredito também que atuar profissionalmente no formato de empresa torna a relação com minha profissão, com as pessoas e empresas com quem trabalho  mais próspera, saudável e harmoniosa.

Referências
RODRIGUES, M. e SILVA, R. Empresarização no Figueirense Futebol Club e no Sport Internacional. Gestão.org Revista Eletrônica da Gestão Organizacional. Volume 4, Número 3, nov./dez. 2006.
SOLÉ, Andreu. Qué es una empresa? Construcción de un ideal tipo transdisciplinario. Working Paper. Paris, 2004.

Comments

  1. Parabens!!! Achei muito bom!!!
    Há uma frase em marketing que pode ser questionada , mas que carrega consigo muita verdade:“O que impulsiona o sucesso não são fábricas, instalações, produtos e pessoas, o que impulsiona o sucesso é ocupar um lugar na mente do prospect ”.

  2. Liana, parabéns pela iniciativa de seu blog e dispormos deste espaço democrático para lermos, compartilarmos e expormos nossas experiências nas gestões empresariais e relações humanas nas empresas.
    Sucesso.
    Eduardo Wanderley

  3. Avatar for Liana Almeida Moema Almeida : 07/01/2010 at 9:55 am

    Liana, Achei muito interessante a sua iniciativa por trazer a visão de uma trajetória que não se enquadra no ‘modelo tradicional’ mas que vem se tornando cada dia mais comum face as transformações que vem passando o mundo, trazendo uma visão positiva e que pode ser enriquecida com essa proposta. PARABÉNS! e OBRIGADA pela homenagem. Sucesso!

  4. Avatar for Liana Almeida Francisco Nascimento : 07/01/2010 at 11:59 am

    Grande Garota,
    Bom acompanhar seu “crescimento”!
    Como acredito no conteúdo, o endereço já foi incluído entre os meus prediletos.
    Parabens.
    Chico

  5. Avatar for Liana Almeida Felipe Lopes : 09/01/2010 at 10:27 pm

    minha mãe manda muiiito bem!

  6. PARABENS LIANA PELA INICIATIVA, mais agora vai uma duvida. Um negocio quando surge sem propositos financeiros e no decorrer surgem reais oportunidades,no meu caso , o trato era com a divulgação do samba, direcionado para o publico consumidor de samba, quem anha com isso sao os grupos de samba, que ganham maior visibilidade, e ai , como faco pra cobrar agora apos oferecer o serviço 0800??

  7. intiresno muito, obrigado

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