Investir em estratégias de divulgação em redes sociais é barato?
As vantagens de levar produto, serviço e conteúdo para redes como facebook e twitter, por exemplo, são inúmeras. Entre os fatores positivos estão a facilidade em atrair audiência, possibilidade de diálogo constante e o baixo custo operacional por não envolver grandes tecnologias e desenvolvimentos complexos. É preciso estar alerta com o custo de comunicação que em determinadas situações pode ser maior; um custo que passa de forma imperceptível. A produção de conteúdo, assim como a gestão do diálogo com o consumidor requer tempo e pessoal técnico especializado. O recomendado é que o processo de comunicação seja participativo entre os departamentos da empresa, isto requer disponibilidade dos gestores das diversas áreas para reuniões, respostas aos consumidores, acompanhamento dos processos, fornecimento de informações. É importante que a equipe tenha autonomia e poder de decisão para que seja percebida e tratada como prioridade por todos na organização.
Todas essas atividades demandam no mínimo o recurso tempo. Tempo nos dias atuais é um recurso escasso. Equipe especializada também tem custo superior. A mudança da cultura do monólogo, para cultivo do diálogo e escuta atenta também é tarefa árdua. Estes investimentos muitas vezes podem não ser financeiramente maiores do que o custo operacional de desenvolvimento de sistemas e aquisição de equipamentos, mas deve ser considerado e medido. Até porque eles dependem fundamentalmente do compromisso e participação dos profissionais que já fazem parte da organização; isto não tem preço, exige esforço e muito jogo político.
A RETEC publicou em seus news eletrônico uma notícia sobre o destaque das Redes Sociais que têm funcionado como um mercado de negócios para micro e pequenas empresas. Vejam um exemplo: a vendedora da Salve Simpatia, Candy Ferraz, disse que há um ano a empresa está conectada ao twitter e as vendas aumentaram mais de 30%. “Hoje temos quase duas mil pessoas seguindo nosso twitter. Diariamente, anunciamos ofertas, novidades, colocamos fotos e fazemos reservas de peças dos nossos acessórios para os clientes. Nosso público é formado por jovens e esse foi o motivo que nos levou a entrar nas redes sociais. Essa faixa etária fica conectada 24h por dia no mundo virtual”.
As redes sociais como blogs, youtube, facebook, orkut e twitter ampliaram nos últimos anos o mercado de negócios para as micro e pequenas empresas, além de levar um leque de ofertas para os consumidores. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB), no ano passado, ficou entre as seis agências mais acessada em todo o país. A gestora do Farol Digital do Sebrae/PB, Danyele Raposo, explicou a importância das redes sociais para promover o relacionamento das empresas com os clientes, além de dar uma dimensão maior do seu negócio em todo o mundo.
Comments
Comments are closed.
i like it Blog de Liana Almeida » Blog Archive » Investir em estratégias de divulgação em redes sociais é barato? very lately im your rss reader
natural breast enhancement…
You will be my function models. Many thanks for your post…